top of page

A ansiedade realmente é uma vilã?

  • Foto do escritor: Taiane Martins
    Taiane Martins
  • 5 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 11 de ago. de 2025


A ansiedade pode ser vista como uma vilã em certos contextos, especialmente quando interfere na vida cotidiana e causa sofrimento. No entanto, ela também tem um lado positivo: pode nos ajudar a nos preparar para desafios, manter o foco e até mesmo evitar perigos. A chave está em encontrar um equilíbrio e, se a ansiedade estiver se tornando excessiva, buscar apoio pode ser muito útil. Entender a ansiedade como uma resposta natural do corpo pode ajudar a lidar melhor com ela.

A ansiedade é uma reação natural do corpo a situações que exigem atenção, cuidado ou preparo. Em doses moderadas, ela pode:

  • Aumentar o foco e a atenção(por exemplo, antes de uma prova de ou deu ma entrevista de emprego).

  • Da energia para agir em situações desafiadoras.

  • Servir como alerta diante de riscos ou perigos.

O problema surge quando a ansiedade é excessiva, frequente ou desproporcional à situação, causando sintomas físicos (taquicardia, falta de ar), emocionais (medo intenso, preocupação constante) e comportamentais (evitar atividades, paralisar diante de desafios). Nesse ponto, ela deixa de ser útil e começa a prejudicar a qualidade de vida.

Basicamente: um pouco de ansiedade é combustível; demais é freio de mão puxado.



Como você se sente em relação à sua ansiedade?



 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page